quinta-feira, 25 de março de 2010

PASSAPORTE EUROPEU - Portugues

Esta semana comocei a ajudar uma amiga e tirar a cidadania+passaporte europeu.
Mas antes vou contar um pouquinho de como foi o meu!

Processo:reaquisição de cidadania da mãe para filhos tirarem.
Em 2007/2008 dei entrada ao processo de cidadania e passaporte europeu no Consulado de Portugal . No meu caso, minha mãe teve que fazer a reaquizição da cidadania portuguesa (por trabalhar para a prefeitura teve que 'negar' a pátria e ficar somente com a nacionalidade brasileira). Depois de muito tempo a legislação/governo - brasileira - permitiram que ela poderia readiquirir a nacionalidade portuguesa SEM perder a aposentadoria da prefeitura (Brasil). EEEEEEEEEEE, finalmente!!!

O processo de reaquisição (mãe) foi muito fácil e relativamente rápido (acho que o mais 'complidado', que não foi o meu caso, é vc encontrar dois familiares portugueses que permitam que informe seus dados pessoais e possivelmente poderão ser covocados para uma entrevista, mas não aconteceu com minha mãe).
Feito isso, depois de enviar tudo ao Consulado Portugues, aguardei. Em 1 ou 2 meses se não me falha a memória, ele ligaram pra minha mãe convocando-a a comparecer lá para uma entrevista e assim assinar seu BI - Bilhete de Identidade. No caso dela, não seria necessário pedir um passaporte europeu, mesmo porque ela não tinha intenções de viajar para lá, e outra, qq coisa ela tem o brasileiro (q te dá 3 meses na Europa). Mas no momento que ela quiser tirar um passaporte europeu é só solicitar no Consulado.
Assim que chegou o BI - Bilhete de Identidade dela em casa, comecei a fazer o meu processo e do meu irmão. Também foi relativamente rápido (+ - 3/4 meses), uma vez que nossa mãe 'já era' portuguesa e só precisava 'obter' seu BI de volta!

Bom, no nosso caso preenchemos aquele formulario gigante e cheios de detalhes que vc encontra no site do Consulado Portugues, fomos buscar lá no fundo do Baú o endereço da primeira casa que moramos, número...affff!! Bom, que fique beeeeem claro aqui que dá trabalho viu, mas também que fique bem claro aqui que se você te determinação e paciência DÁ PRA FAZER TUDO SOZINHO . Bom, lembro que antes de enviar qualquer documentação ao consulado, qualquer dúvida por mais boba que fosse, eu ligava lá no Consulado para esclarecer (coitados!!) e não correr o risco dos meus documentos voltarem! Não queria perder um minuto que fosse, afinal era com ele que eu iria pro Canadá!! (aqui entre nós eu tinha um tempinho de sobra, mas essa viagem tinha sido programada por tantos anos (sonhos) que nada, mas nada poderia dar errado - E NÃO DEU!!!

Resumindo bem, mandei documentos, recebi ligações, solucionei algumas dúvidas e depois de alguns meses o Consulado me liga para eu assinar meu lindo Bilhete de Identidade!!! Felicidade Plenaaaaa!!!!
lalalalalala e lá fui eu toda feliz da vida!!! E depois de algum tempo o Consulado me liga para tirar a foto do meu passaporte!!!!! E lá vai a 'feliz' tirar a fotinho!!! A única coisa triste é que eu não pude sair com o passaporte na mão. Eles mandam por correio. Bom, nem preciso contar que todo dia enchia a paciência do carteiro da rua perguntando: chegou minha carta do Consulado??? Traz minha carta!!!
Mas ele é gente finíssima e deu um dsconto pra mim!!!hahaha

Aiii...lembro até hoje a felicidade da criança com o vermelhinho na mão!!



Bom, minha amiga vai tirar o dela agora.
O processo é o mesmo mas tem uma mudança nisso tudo, uma leve mudancinha digamos assim...rs. Quando eu tirei o meu em 2008 demorou quase 4 meses. Daí ligamos lá no Consulado e hoje em dia demora sabe quanto tempo???? De 5 a 15 dias úteis!!!
Tem certeza moça?? - perguntava eu indignada!!
E a moça: claro senhora, de 5 a 15 dias úteis! (ela deve ter querido falar: claro né i@#%!! Eu trabalho aqui!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário